Reprogramação 116d

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

pedroralf
Membro Iniciado
Registado: 10 out 2013, 10:50
O meu Carro:: BMW 116d 2012/03

Reprogramação 116d

Mensagem por pedroralf »

Boas!

Tenho um 116d (efficientsdynamics) e gostaria de saber se é possível fazer uma reprogramação para aumentar um pouco a performace dele, embora já nao seja má, mas um disparo melhor nao seria mau.

:lovebmw :lovebmw

guimashelder
Membro Juvenil
Registado: 19 nov 2011, 17:36
O meu Carro:: bmw 118d coupe 2010

Re: Reprogramação 116d

Mensagem por guimashelder »

Boas. Sim claro que dá. Tenho um E82 118d e aconselho te a vilauto para fazeres a repro. Os valores da da reprogramação sao exatamente os mesmos que num 118d. O meu esta com 187cv. A diferença de condução é é brutal. Conduzo sempre devagar e oa consumos estao nos 5.0l/km. Quando preciso de acelarar sei que tenho la a potencia necessária

Tiger
Membro Juvenil
Registado: 23 nov 2009, 10:00
O meu Carro:: E46 20d/ E81 116d

Mensagem por Tiger »

Se fores de Lx tens a Vag Speed e a MB Power que tb fazem bons trabalhos nesse carro.

dtv
Membro Iniciado
Registado: 04 set 2013, 12:46
O meu Carro:: 116d ED line sport

Mensagem por dtv »

guimashelder Escreveu:Boas. Sim claro que dá. Tenho um E82 118d e aconselho te a vilauto para fazeres a repro. Os valores da da reprogramação sao exatamente os mesmos que num 118d. O meu esta com 187cv. A diferença de condução é é brutal. Conduzo sempre devagar e oa consumos estao nos 5.0l/km. Quando preciso de acelarar sei que tenho la a potencia necessária
deve haver aí alguma confusão. os valores dificilmente são iguais uma vez que o 118d tem motor com 2000 cc de cilindrada enquanto o 116d Efficient dynamics tem 1600 cc..

os valores de potência após a repro podem é ser semelhantes no 116d de 2000 cc de cilindrada que não é o carro do user que criou o tópico.

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

expliquem-me uma coisa:

um carro como o 116d está vocacionado para um cliente alvo que tem como objectivo uma condução calma, eficiente e ecológica.

tanto a bmw como as outras marcas, trabalham estes carros com o objectivo de serem o mais ecológicos possiveis, se não me engano o 116d até é o porta-estandarte da bmw no que respeita ao carro a diesel com menos emissões e com os menores consumos.

todo o carro foi concebido para ser o supra-sumo da economia nos consumos e nos valores das emissões, o próprio sistema de injecção foi melhorado para ser mais eficiente, a caixa tem um escalonamento longo, o chassis foi rebaixado para melhor aerodinamica e até os pneus são de baixo atrito.

qual é a agora a lógica de querer fazer uma repro num carro destes?
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

AMS
Membro Senior
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's

Mensagem por AMS »

marco pires Escreveu:expliquem-me uma coisa:

um carro como o 116d está vocacionado para um cliente alvo que tem como objectivo uma condução calma, eficiente e ecológica.

tanto a bmw como as outras marcas, trabalham estes carros com o objectivo de serem o mais ecológicos possiveis, se não me engano o 116d até é o porta-estandarte da bmw no que respeita ao carro a diesel com menos emissões e com os menores consumos.

todo o carro foi concebido para ser o supra-sumo da economia nos consumos e nos valores das emissões, o próprio sistema de injecção foi melhorado para ser mais eficiente, a caixa tem um escalonamento longo, o chassis foi rebaixado para melhor aerodinamica e até os pneus são de baixo atrito.

qual é a agora a lógica de querer fazer uma repro num carro destes?
€€€€€
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

marco pires
Moderador do Fórum

pois :humm
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

não necessáriamente... Pode perfeitamente fazer a repro com o objectivo de melhorar a disponibilidade do motor e baixar um pouco os consumos...
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

baixar os consumos nesse carro com uma repro vai ser dificil senão impossivel, é que o mesmo já está optimizado para esse objectivo.

num carro "normal" uma repro pode ajudar a baixar os consumos (quando ás vezes não é o contrário!), mas num carro todo ele construido com esse objectivo ir alterar os valores de fábrica em que a electrónica e não só foram optimizadas para os menores consumos possiveis, quase de certeza que o que vai fazer é aumentar os consumos.
[email protected]

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

Marco, tens razão no que dizes, mas esqueces-te de um pequeno detalhe, que faz uma grande diferença.

A programação que está no carro do OP, é a mesma que está em todos os restantes 116D. E em termos de mecânica, não há 2 iguais. Há sempre ligeiras diferenças, nem que sejam devidas ao processo de fundição. Ajustando a repro a cada carro, iria permitir optimizar os consumos. E isso traz por arrasto, algumas ineficiências. ;)

Na tua 530D, subiste a potência em +- 80cvs (cerca de 40%) e conseguiste ao mesmo tempo baixar consumos. ;)
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

toninocosta
Membro Juvenil
Registado: 19 fev 2010, 09:31
O meu Carro:: BMW 320d E90 - 2009/03

Mensagem por toninocosta »

Nunca andei num 116d, mas concordo totalmente com o marco pires.
Baixar consumos é sempre difícil, porque com mais cavalos dá mais gozo carregar no acelerador. Já é muito bom fazer repro e conseguir manter os consumos, tendo um carro mais agradável de conduzir.

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

atenção que embora o turbo e injectores sejam iguais ao 118d, a bomba de alta pressao, e os internos do motor nao sao... no 16d faltam os veios de equilibrio...
é mais semelhante um 18d para um 20d, que neste caso so variam turbo e injectores msm...(quem me passou estas informaçoes é mecanico da bmw, e ja conhece o N47 de tras pa frente... assim como a sua distribuiçao ;))
tem algumas casas a meter 16d com potencias iguais a 18d repro, mas dps o material vai ceder...

dtv
Membro Iniciado
Registado: 04 set 2013, 12:46
O meu Carro:: 116d ED line sport

Mensagem por dtv »

toninocosta Escreveu:Nunca andei num 116d, mas concordo totalmente com o marco pires.
Baixar consumos é sempre difícil, porque com mais cavalos dá mais gozo carregar no acelerador. Já é muito bom fazer repro e conseguir manter os consumos, tendo um carro mais agradável de conduzir.
depende. nem falo da potência, mas apenas aumentando 20 a 30 Nm de binário pode ser o suficiente para aguentar uma mudança mais alta a mesma velocidade. e mudança mais alta são menos rotações para a mesma velocidade, logo menos consumo. muitas vezes a poupança pode ser só por aí. nem toda a gente que faz repro passa a acelerar mais. pelo contrário, pode acelerar-se menos para ter a mesma velocidade e não se reduz de velocidade tantas vezes..

marco pires
Moderador do Fórum

dtv Escreveu:
toninocosta Escreveu:Nunca andei num 116d, mas concordo totalmente com o marco pires.
depende. nem falo da potência, mas apenas aumentando 20 a 30 Nm de binário pode ser o suficiente para aguentar uma mudança mais alta a mesma velocidade. e mudança mais alta são menos rotações para a mesma velocidade, logo menos consumo. muitas vezes a poupança pode ser só por aí. nem toda a gente que faz repro passa a acelerar mais. pelo contrário, pode acelerar-se menos para ter a mesma velocidade e não se reduz de velocidade tantas vezes..
:violinista :violinista :assubiar :assubiar
[email protected]

AMS
Membro Senior
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's

Mensagem por AMS »

Neste motor que já está tão espremido a nível de consumos e emissões, uma programação para reduzir mais os consumos para mim é treta...

Noutros até pode baixar um pouco, mas neste custa-me mesmo a acreditar.
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Responder

Voltar para “Série 1”