Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Kiki
Membro Juvenil
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por Kiki »

Olá a todos,

este fim de semana foi a 1ª vez que meti a minha E39 em AE acima dos 100km/h e noto-a a estremecer por baixo de mim... não há vibrações no volante (ainda pensei ser falta de calibragem mas não havendo sintomas nenhuns no volante, não será isso).
Ela estremece só mesmo "por baixo", ou seja, pondo o pé esquerdo no apoio ao lado do pedal de embraiagem e no fundo da carrinha sente-se como que um tremor e sente-se estremecer nos bancos... (bem, isto dito assim se calhar não vos diz nada mas falando mais corriqueiramente parece que estamos sentados num daqueles sofás que fazem massagens e que vibram... espero que me percebam agora :D ) Mas é ligeiro... quase faz mais é cócegas.... :lol1

A carrinha não é nova, como alguns já sabem, é a 530d de 1998, caixa manual, tem 295.000 kms e comprei-a há pouquíssimo tempo, sendo que a única chamada de atenção que me fizeram na BMW foi para uns apoios de radiador... acham que são esses apoios que provocam essa ligeira vibração?

Também me chamaram à atenção este fim de semana para um silvozinho que se houve no fim da aceleração. Este barulho só se ouve no exterior e é muito ligeiro... praticamente nem dá para perceber e é preciso estar com muita atenção. Acelerando a fundo e desacelerando, no fim da desaceleração ela faz um silvozinho... disseram-me que era comum nestes carros e nos X5 e que era o colector de escape rachado... que a peça era em ferro fundido e que com o calor rachava... e que teria de ser substituído integralmente sendo a peça cerca de 385€ e um dia completo de mão-de-obra... :scary

Alguém me pode dar aqui umas luzes sobre estes sintomas?

Obrigadinha ;)
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por 525_tds »

Os pneus são velhotes ou recentes?
Pode estar algum ovalizado.

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

Li isso aqui no fórum, de facto... e às tantas é mesmo isso, tenho de ir a uma casa de pneus pedir uma opinião... os pneus não são novos mas ainda têm rasto... como comprei a carrinha há pouco tempo, não sei quando foram mudados nem se a carrinha esteve parada muito tempo... e a quem eu comprei também não andou muito tempo com ela, pelo que percebi pelas datas no certificado de matrícula... :|

Imagem

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

Isso da vibração pode ser dos pneus, mas se fosse à frente notavas o volante a tremer, pode é ser atrás, manda calibrar isso bem e verifica se melhora.
Quanto ao silvo ou será o turbo ou se for do colector vais notar cheiro a fumo no cofre do motor, mas esses colectores acho que não se estragavam, já o meu da E61 sim, esse rachou e substitui por um desses de ferro de um E39 que têm fama de não se estragarem.
Não será entes o turbo ? Esses silvos podem ser o turbo já com alguma folga. Mas tb se repara.
Imagem
Imagem :(

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

Sim, quanto à vibração vou pedir a um conhecido meu que trabalha numa casa de pneus aqui em Lisboa que me faça o favor de verificar se haverá algo menos bem...

Quanto ao "silvo" a primeira coisa que me atiraram foi logo o colector que estava rachado e que era comum nestes carros e nos X5 e que, pelo facto de serem de ferro fundido sofriam rachaduras devido à exposição a temperatura elevada do motor e que não era possível soldar... dentro do carro não me cheira a fumo e honestamente com o capot aberto e fazendo as acelerações também não me cheirava... ao contrário de muitos carros a diesel que por aí andam, esta carrinha apesar dos anos que tem não me dá cheiros a escape nem a diesel. E é o primeiro que tenho, seria normal eu sentir diferenças para motores a gasolina mas não... não me queixo de odores nem de fumaradas pelo tubo de escape... que seria outro sintoma de um turbo avariado, certo?

Entre uma reparação e outra, quanto acham que custam?

Imagem

jmcdpereira
Membro Gold

Kiki Escreveu:Sim, quanto à vibração vou pedir a um conhecido meu que trabalha numa casa de pneus aqui em Lisboa que me faça o favor de verificar se haverá algo menos bem...

Quanto ao "silvo" a primeira coisa que me atiraram foi logo o colector que estava rachado e que era comum nestes carros e nos X5 e que, pelo facto de serem de ferro fundido sofriam rachaduras devido à exposição a temperatura elevada do motor e que não era possível soldar... dentro do carro não me cheira a fumo e honestamente com o capot aberto e fazendo as acelerações também não me cheirava... ao contrário de muitos carros a diesel que por aí andam, esta carrinha apesar dos anos que tem não me dá cheiros a escape nem a diesel. E é o primeiro que tenho, seria normal eu sentir diferenças para motores a gasolina mas não... não me queixo de odores nem de fumaradas pelo tubo de escape... que seria outro sintoma de um turbo avariado, certo?

Entre uma reparação e outra, quanto acham que custam?
Se fosse o colector é fácil de identificar, abres o capô e vês que as peças plásticas e metálicas estão baças do fumo, basta passar o dedo para ficar limpo e com o motor a trabalhar sentes o cheiro do fumo, pouco de inicio, mas com o tempo piora, eu no inicio n sentia o cheiro, só via tudo sujo e era pouco.
O turbo se faz um silvo, mas puxa bem e sem problemas mais vale deixar ficar acho eu.
A reparação do turbo na HPTurbo ficou-me pelos 250 euros aproximadamente, mas podes ligar para pedir orçamento claro.
Imagem

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

Hummm, eu acho que ela perde rendimento nas subidas... mas lá está, eu não estou habituada a carros a diesel e aquela apesar de ser 2998cc sempre pesa quase 2t... se calhar é normal ela perder rendimento a subir... :roll: estou a falar das subidas da A5 (bombas da Galp e depois a subida para as portagens e no sentido contrário as subidas a seguir ao Estoril e a subida do Lagoas Park)... isto para quem conhece ter a noção das subidas que fiz porque podendo ser mais ou menos acentuadas haverá naturalmente diferenças no rendimento dos carros...

Amanhã de manhã, antes de sair de casa, vou tirar umas fotos ao colector para vocês verem e darem-me um lamiré ;)

Imagem

jmcdpereira
Membro Gold

Kiki Escreveu:Hummm, eu acho que ela perde rendimento nas subidas... mas lá está, eu não estou habituada a carros a diesel e aquela apesar de ser 2998cc sempre pesa quase 2t... se calhar é normal ela perder rendimento a subir... :roll: estou a falar das subidas da A5 (bombas da Galp e depois a subida para as portagens e no sentido contrário as subidas a seguir ao Estoril e a subida do Lagoas Park)... isto para quem conhece ter a noção das subidas que fiz porque podendo ser mais ou menos acentuadas haverá naturalmente diferenças no rendimento dos carros...

Amanhã de manhã, antes de sair de casa, vou tirar umas fotos ao colector para vocês verem e darem-me um lamiré ;)
Se eu for em 6ª nessa subida tb perde rendimento...
Mas certamente se vier bem embalado (tipo 200km/h) se vai notar menos.
Imagem

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

jmcdpereira Escreveu:
Se eu for em 6ª nessa subida tb perde rendimento...
Mas certamente se vier bem embalado (tipo 200km/h) se vai notar menos.
Looooooooooooooooooooooooooooollllllll :lol1 :lol1 :lol1

Eu sou uma moça que tem muito respeitinho aos srs agentes da autoridade e muito amor à carteirinha

:lol: :lol: :lol:

Está explicada então a perca de rendimento :lol1

Imagem

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Quanto ao tremer pode ser os pneus ou equilibrar os pneus de tras.

O pereira tem o pè pesado :lol1
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

germanii Escreveu: O pereira tem o pè pesado :lol1
Nããã... devem ser as solas dos sapatos que são de chumbo, certo, pereira?

:lol1

Imagem

jmcdpereira
Membro Gold

Kiki Escreveu:
germanii Escreveu: O pereira tem o pè pesado :lol1
Nããã... devem ser as solas dos sapatos que são de chumbo, certo, pereira?

:lol1
Nada disso, só dei um exemplo, nunca o fiz a essas velocidades.
Imagem

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

:wink1

Imagem

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Acredito :lol:
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

aconteceu comigo
veio da transmissão a precisar de reaperto.
foi feito isso e até hoje impec.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Responder

Voltar para “Série 5”